1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Publicado em: 06/09/2017 ás 18:00:00

A Secretaria de Estado de Saúde por meio do Conselho Estadual de Saúde realizou a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde nos dias 29, 30 e 31 de Agosto na Universidade Católica do Tocantins e no Palácio Araguaia, objetivando propor diretrizes para a formulação da Política Estadual e Nacional, como tema central da conferência: “Vigilância em Saúde; Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade” e pelo eixo principal: “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à Proteção e Promoção da Saúde do povo Brasileiro” efetivando o “Fortalecimento dos programas e ações de Vigilância em Saúde”.
Palestras realizadas na Etapa Estadual:
Tema; “O lugar da Vigilância em Saúde no SUS” – palestrante Neilton Araújo.
Tema; “Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde” – palestrante Daniela Buosi Rohlfs.
Tema; “Responsabilidade do Estado e dos governos com a vigilância em saúde” – palestrante Liliana Rosicler Teixeira Nunes Fava.
Tema; “Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde” – palestrantes Drª Nelcy Ferreira da Silva e Raphael Andrade de Castro.

No mês de Maio foram realizadas as Conferências Macrorregionais nos municípios de Gurupi (Região sul), Palmas (região central) e Araguaína (região Norte), onde os conselheiros representantes de Arraias Paulo Bispo (Governo), Célia Beltrão (Trabalhador da saúde), Ivany Magalhães (usuário) e Maria do Socorro (usuário) foram eleitos para a etapa estadual.
Na Etapa Estadual foi de suma importância, onde discutimos em grupos propostas para melhorias, direito, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade.  Após aprovação das propostas e moções para a etapa nacional, foram eleitos os delegados representantes do Estado do Tocantins que acontecerá no mês de Novembro em Brasília – DF. Os representantes da região sul foram: Paulo Bispo (Governo – Arraias), Ivany Magalhães (usuária – Arraias) e Deusélia (Governo – Combinado).

Notícias relacionadas